Pular para o conteúdo

Processo de col…

by em junho 2, 2012

Processo de colonização e partilha da África.

Diferente da América, a África foi colonizada tardiamente. Até o século XIX, a ocupação foi marcada pelo estabelecimento de pontos de apoio da circulação até as Índias e América do Sul, além de alguns entrepostos comerciais que abasteciam a Europa de matérias-primas trazidas do interior do continente.

A chegada dos colonizadores europeus no interior da África significou uma ruptura dramática do processo de desenvolvimento cultural e econômico dos povos que ali viviam.

As primeiras feitorias portuguesas na costa atlântica logo se transformaram em entrepostos

comerciais de escravos para as plantations americanas.

Na segunda metade do século XIX, iniciou-se uma segunda fase da dominação europeia, que envolveu também a África do Norte com o objetivo de dominação do território e das riquezas naturais do continente. A Europa se industrializava e precisava de uma quantidade crescente de alimentos e matérias-primas.

Durante o Congresso de Berlim (1884-1885), as principais potências coloniais europeias (Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Holanda, Itália, Portugal e Espanha) decidiram ocupar o território africano. A divisão do continente africano aconteceu de forma pacífica, mas também através de conflitos por posse de territórios entre as potencias europeias, que já tinham conhecimento de seus recursos minerais.

Com exceção da Abissínia (atual Etiópia) e da Libéria, o restante do continente foi partilhado.

Fonte: Unesp/Redefor-Módulo III-Disciplina 06

 

África: dominação colonial

                                                                                                     Fonte: Boahen, 2010.

Deixe um comentário

Deixe um comentário